Responsabilidade Socioambiental

 

A preocupação com o desenvolvimento sustentável é tema recorrente na agenda de universidades, empresas privadas, governos e sociedade em geral. Por isso, o principal diferencial da Associação Fábrica Ação está na eficácia dos resultados socioambientais promovidos em suas ações.

Todos os projetos da Fábrica Ação se apóiam nos três pilares da Sustentabilidade (Social, Ambiental e Econômico), com foco permanente na capacitação profissional prática de internos de casas de recuperação, visando à reinserção destes recuperandos no mercado de trabalho.

A estratégia competitiva da Fábrica Ação se concentra em oferecer produtos de alta qualidade, utilizando matéria prima que seria devolvida ao meio ambiente, e capacitando os recuperandos durante o processo produtivo.

A experiência do corpo técnico idealizador da Fábrica Ação garante a adoção de novas tecnologias de produção, a busca de matérias-primas alternativas e a aquisição de melhores equipamentos e insumos tornando-a bastante competitiva e ambientalmente responsável.

 

A Fábrica Ação adota o Método da Produção Mais Limpa – PML. Este método consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada e preventiva a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia e reduzir riscos aos seres humanos e ao meio ambiente.

Para a empresa, a minimização de resíduos não é somente uma meta ambiental, mas, principalmente um programa orientado para aumentar o grau de utilização dos materiais, com vantagens técnicas e econômicas. Devido a uma intensa avaliação do processo de produção, a minimização de resíduos e emissões geralmente induz a um processo de inovação dentro da empresa. Além disso, agindo positivamente sobre a saúde ocupacional, as ações de Produção Mais Limpa levam a um melhor ambiente de trabalho.

Outra ferramenta utilizada nos processos produtivos da Fábrica Ação é a Manutenção Produtiva Autônoma, também conhecida como TPM - Total Perfeição de Manufatura, cujo objetivo é qualificar melhor as pessoas para que elas possam desenvolver suas funções com as metas de: perda zero, zero acidente, zero defeito de qualidade, zero quebra de equipamento.